O Zé das Moscas e outras histórias

   Os alunos do 3º A do CEN vão ler este divertido livro da autoria de António Torrado
   O Zé das Moscas andava sempre com as moscas atrás dele e zumbirem. Zzzzzz, zzzzz... já não podia mais! Teve de ir resolver o seu problema e lá foi ele, de porta em porta à procura de cura...
   Estas histórias, umas em prosa, outras em verso, umas mais ingénuas, outras mais maliciosas, provêm todas da mesma voz antiga e anónima que as projectou no tempo, de geração em geração. 
   António Torrado, com a habilidade dos velhos contadores, recuperou-as e imprimiu-lhes a sua inconfundivel marca autoral.



ANTÓNIO TORRADO


   António Torrado nasceu em Lisboa (1939), mas com raízes familiares na Beira Baixa. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil."

0 comentários:

Enviar um comentário