Os conselheiros do Califa



   O 4º A do CEN vai ler o livro "Os conselheiros do Califa", um dos volumes incluídos na coleção "Obras infantis de António Sérgio". Estes livro contém outros contos.
   Na Arábia, havia um Califa que confiava nas orientações dos seus dois conselheiros. Certo dia, foi decidido que o povo deveria pagar mias impostos. No entanto os conselheiros opuseram-se e, consequentemente, foram expulsos por tal ato. Seguidamente, caminhando, cruzaram-se com um homem que os interpelou no sentido de o ajudarem na busca do seu camelo. Entretanto, pela descrição apresentada pelos sábios, o dono do animal deduziu que lho tinham roubado e reagiu de forma revoltada. Após tal reação, dirigiu-se ao Califa denunciando-os. Depois de ter ouvido a exposição dos acusados, que alertavam para a necessidade de pensar bem antes de (re)agir, o Califa admirou-se com o que lhe disseram. Finalmente, reconsiderou os seus factos e, desculpando-se, readmitiu os seus homens que lhe deram uma grande lição.


    António Sérgio nasceu em Damão (antiga Índia Portuguesa), em 3 de setembro de 1883.
  Foi dos pensadores mais marcantes do Portugal contemporâneo, com uma vasta obra que se estende da teoria do conhecimento, à filosofia política e à filosofia da educação, passando pela filosofia da história. Escritor, pensador e pedagogo português, a sua vida foi dedicada à reforma educacional em Portugal. Filho de um almirante, em virtude de este ter sido Governador do Congo Português, passou a sua meninice em África, e só depois veio radicar-se em Lisboa (1893). Foi para a Escola Naval, mas deixou a Marinha pouco depois de publicar Notas sobre os sonetos e as tendências de Antero de Quental (1908). As suas atividades políticas cedo começaram a surgir, revelando-o um democrata convicto.

0 comentários:

Enviar um comentário