Rãs, príncípes e feiticeiros

   Este lindíssimo livro escrito pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, primorosamente ilustrado pelo traço inconfundível de cores quentes de Danuta Wojciekhowska, vai ser lido peo cinco alunos da turma A do 3º Ano do Centro Escolar Sul.
   São oito histórias de oito países de língua portuguesa.







AS AUTORAS

   

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora de Português e História no 2º CEB desde 1969. Técnica de Gabinete do FAOJ durante dois anos. Professora destacada no Serviço de Ensino Básico e Secundário de Português no estrangeiro durante dois anos. Formadora de professores de História. Professora destacada no Instituto de Educação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. É co-autora de várias colecções e livros didácticos.

Isabel Alçada nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950. é Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston. Professora destacada no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação. Orientadora de História durante três anos. Técnica do Ministério da Educação para a Reforma do Ensino Secundário. Professora convidada pelo Instituto de Inovação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura para crianças e jovens portugueses. Foi professora do Ensino Preparatório  docente na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foi ministra da educação. É co-autora de várias colecções e livros didácticos.

A ILUSTRADORA


Danuta Wojciekhowska nasceu no Québec, Canadá, em 1960. É formada em Design de Comunicação em Zurique e em Educação pela Arte em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984, onde dirige o atelier Lupa Design. Dinamiza oficinas de ilustração para adultos, jovens e crianças que promovem a criatividade e a literacia visual ligado ao livro infantil. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003. Em 2004 foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen e recebeu o prémio para o melhor livro ilustrado da FIBDA. No mesmo ano as suas ilustrações foram seleccionadas para a exposição internacional da Feira do Livro para Crianças de Bolonha. Em 2008/09 participou na exposição de ilustração portuguesa “ilustrações.pt”.



2 comentários:

Matilde Ribeiro disse...

Olá eu sou a Matilde Ribeiro!
Já li este livro e aprendi que no planeta Terra há oito países onde a língua portuguesa é uma língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Moçambique, Timor e Portugal.
O conto que eu gostei mais foi o de Portugal, O Príncipe Encantado, mas a minha mãe achou muito divertido o de Cabo Verde, O senhor Maio.

Ana Isabel Craveiro disse...

Olá, Matilde!

Vou-te pedir um favor: o local onde deves escrever os comentários não é aqui. Vais onde diz página inicial que tu vês no lado direito do teu écran e, depois de entrares, vais escolher a tua turma e o teu livro. É aí que deves escrever os teus comentários. Depois de tudo estar no seu devido lugar, respondo-te a esta mensagem. Ok?

Enviar um comentário